Equipe

Marcelo Antonio Amaro Pinheiro

UNESP/IB-CLP

Doutor em Zoologia / Biologia e Ecologia de Crustáceos Decápodos Braquiúros (Caranguejos).

Coordenação, trabalho de campo, análise de dados, elaboração de artigos (10 h/ semanais)

Andrea Santarosa Freire

UFSC

Doutora em Oceanografia / Biologia de Crustáceos e plâncton

Vice coordenação, trabalho de campo, análise de dados, elaboração de artigos (10 h/semana)

Pesquisador
Instituição Formação/Atuação profissional Atividade
(dedicação em horas)
Marcelo Antonio Amaro Pinheiro UNESP/IB-CLP Doutor em Zoologia / Biologia e Ecologia de Crustáceos Decápodos Braquiúros (Caranguejos) Coordenação, trabalho de campo, análise de dados, elaboração de artigos (10 h/ semanais)
Nicholas Kriegler UNESP/IB-CLP Mestre em Biodiversidade de Ambientes Costeiros Trabalho de campo, parâmetros populacionais de adultos (40 h/semana)
Marcio Camargo Araujo João UNESP/IB-CLP Mestre em Ecologia, Evolução e Biodiversidade Trabalho de campo, parâmetros populacionais de adultos (40 h/semana)
Letícia Stela Bispo da Silva UNESP/IB-CLP Aluno da graduação em Ciências Biológicas Trabalho de campo, parâmetros populacionais de adultos (20 h/semana)
Isabella Dias e Silva UNESP/IB-CLP Aluno da graduação em Ciências Biológicas Trabalho de campo, parâmetros populacionais de adultos (20 h/semana)
Maria Antônia Machado de Oliveira UNESP/IB-CLP Aluno da graduação em Ciências Biológicas  
Rodrigo Augusto Torres UFPE Doutor Genética Processamento e analise de dados de biologia molecular (05 h/semana)
Andrea Santarosa Freire UFSC Doutora Oceanografia/ Biologia de Crustáceos e plâncton Vice coordenação, trabalho de campo, análise de dados, elaboração de artigos (10 h/semana)
Manoela Costa Brandão UFSC Doutora em Ecologia / Plâncton e Biologia Molecular Trabalho de campo, morfologia de larvas planctônicas, biologia molecular de larvas, análise de dados, elaboração de artigos. (20 h/semana)
Mariana Mitsue Teschima IB/UFRJ Mestre em Ecologia/ Bentos e Biologia Molecular Trabalho de campo, parâmetros populacionais de adultos (05 h/semana)
Tammy Iwasa Irai MN/UFRJ Bióloga/ Taxonomia de Crustáceos e Biologia Molecular Trabalho de campo, parâmetros populacionais de adultos e biologia molecular de larvas (10 h/semana)
Thais Peixoto Macedo UFSC Mestre em Ecologia Trabalho de campo, parâmetros populacionais de adultos (40 h/semana)
Vanessa Silva Martins UFSC Aluno da graduação em Ciências Biológicas ou Oceanografia Trabalho de campo, larvas planctônicas (20 h/semana)
Isis Ferreira Batistela UFSC Aluno da graduação em Ciências Biológicas ou Oceanografia Trabalho de campo, biologia molecular de larvas (20 h/semana)

O coordenador Prof. Dr. Marcelo Pinheiro, assim como a vice-coordenadora Profa. Dra. Andrea Freire, já tem uma parceria estabelecida nessa linha de pesquisa há alguns anos. Há também uma parceria estabelecida com Dr. Richard Hartnoll (Port Erin Marine Laboratory, University of Liverpool, Isle of Man, British Isles), relativa aos trabalhos com Grapsus adescensionalis. Pretendemos estender a pareceria para o estudo com J. lagostoma, para comparação com os dados da espécie na Ilha de Ascenção. 

INFRAESTRUTURA

Laboratório de Biologia da Conservação de Crustáceos e Ambientes Costeiros (LBC): Pertence ao Departamento de Ciências Biológicas e Ambientais (DCBA), do Instituto de Biociências da UNESP Campus do Litoral Paulista (CLP), em São Vicente (SP). Faz parte do Grupo de Pesquisa em Biologia de Crustáceos (CRUSTA), dispondo de uma série de equipamentos conseguidos por financiamentos obtidos pelo Prof. Dr. Marcelo Antonio Amaro Pinheiro junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP (Projeto Arenaeus – Proc. 1995/09495-2), Projeto Uçá (Fase I – Proc. 1998/06055-0; Fase II – Proc. 2002/05614-2; e Fase III – Proc. 2009/14725-1). Outros equipamentos para monitoramento de parâmetros ambientais em campo foram recentemente adquiridos, relacionados ao Projeto Uçá-Clima, financiado pela FAPESP e Fundação Grupo Boticário – FGB (Proc. 2014/50438-5), em desenvolvimento até 2019. Dentre os equipamentos disponíveis para uso nessa proposta destacam-se: computadores, impressoras laser coloridas, GPS, termômetros digitais, termohigrômetro, luxímetro, oxímetro, peagômetro, espectrofotômetro, salinômetro/condutivímetro digital, estufas de ventilação, mufla, congeladores e um sistema de análise de imagens AxioVision® V. 4.8 – Zeiss® (composto de um microscópio AXIOLAB/Zeiss®, esteromicroscópio Stemi-SV6/Zeiss®, munido de equipamento fotográfico), para análises biométricas.

Laboratório de Crustáceos e Plâncton (LPC): Pertence ao Departamento de Ecologia e Zoologia (UFSC), dispõe de equipamentos obtidos pela Prof. Dra. Andrea Santarosa Freire através de projetos afins com a proposta atual: CNPq 48.0040/2004-4 (Ciclo de vida de Crustáceos Decápodos e Estomatópodos no Arquipélago de São Pedro e São Paulo), Fundação O Boticário de Proteção à Natureza: 0849-20092 (Conectividade ecológica das populações do caranguejo Grapsus grapsus (Brachyura: Grapsidae) nas ilhas oceânicas brasileiras: um estudo para a conservação marinha), CNPq 484875/2012-4 (Conectividade do caranguejo Grapsus grapsus (Brachyura: Grapsidae) no Atlântico Sul (Ilha da Trindade e Ilha de Ascenção). O Projeto MAArE (Monitoramento Ambiental da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Entorno), envolvendo a UFSC / FAPEU / ICMBio e Petrobras possibilitou a aquisição, a partir de 2013, de muitos equipamentos que estarão disponíveis para uso em outros projetos a partir do final de 2016. Dentre os equipamentos destacam-se microscópios estereoscópios Zeiss com sistema de análise de imagens e computadores. As análises moleculares serão realizadas no Laboratório de Genética Evolutiva do Dep. de Biologia Celular, Embriologia e Genética (BEG) da UFSC.

O projeto contará com a participação do Prof. Dr. Rodrigo Torres (UFPE), integrante do grupo CRUSTA, para coordenação das atividades relacionadas a biologia molecular.

Copyright 2021 ® All Rights Reserved. Design by GP Studio