Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2
Professor (Efetivo) lotado na Universidade Estadual Paulista (UNESP) desde 1994, com transferência, em 2004, para o Instituto de Biociências (IB), Câmpus do Litoral Paulista (CLP), onde foi Coordenador Executivo (Diretor) de 2005-2009 e Chefe de Expedições Marinhas em parcerias como o CEPSUL / ICMBio, utilizando o NPq. “Soloncy Moura”. Tem desenvolvido pesquisas direcionadas aos crustáceos decápodos, em especial sobre aspectos da biologia e ecologia de populações de caranguejos e siris, tanto em ambientes marinhos como estuarinos. Entre os órgãos que fomentam suas pesquisas estão a FAPESP, CNPq, FGB, nos quais também atua como parecerista. É Coordenador de Taxon (Crustacea) junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) / ICMBio desde 2012, assessor “ad hoc” junto a vários periódicos científicos, tanto no Brasil como no exterior, com publicações na forma de artigos, capítulos e livros. Desde 1998 desenvolve estudos relacionados à ecologia de manguezais e estuários, em especial sobre a biologia populacional, ecologia e pesca do caranguejo-uçá (Ucides cordatus). Atualmente tem se ocupado do uso desta espécie como bioindicadora de áreas impactadas pelo homem, pelo uso de biomarcadores geno e citotóxicos. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Biologia de Crustáceos (CRUSTA) desde 1994.
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2
Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade de Brasília (1987), mestrado, doutorado e pós-doutorado em Fisiologia Comparada. O Mestrado foi realizado na Universidade da Flórida – EUA (1991) e o Doutorado na Universidade de Oxford – Inglaterra (1995), ambos no Departamento de Zoologia. O Pós-Doutorado foi realizado na Universidade de São Paulo – Instituto de Biociências (1996).É tambem avaliadora de projetos submetidos a National Science Foundation (NSF), nos EUA.
PESQUISADORES SENIORES

Dr. Alison Carlos Wunderlich
UNESP/IB-CLP
Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências – Câmpus do Litoral Paulista, São Vicente em 2008. Fiz o mestrado (2011) e doutorado (2015) em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu (IBB/UNESP). Durante o meu doutorado, realizei um estágio sanduíche com bolsa do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) – CAPES. Fui bolsista do programa – Recém Doutor (PROPe/UNESP) entre abril e novembro de 2015 desenvolvendo atividades no Departamento de Bioestatística, Biologia Vegetal, Parasitologia e Zoologia do Instituto de Biociências – Câmpus de Botucatu IBB/UNESP. Entre 2016 e 2017 realizei um pós-doutorado no Exterior pelo Programa Ciência sem Fronteiras (PDE/CNPq) na Royal Holloway, University of London (RHUL), Egham, UK. Entre 2017 e 2020 realizei um pós-doutorado com financiamento da FAPESP no Departamento de Biodiversidade do Instituto de Biociências, UNESP, Câmpus de Rio Claro. Atualmente, desenvolve seu pós-doutorado na UNESP IB-CLP, no Laboratório de Biologia da Conservação de Crustáceos e Ambientes Costeiros – LBC/CRUSTA, com financiamento da PROPe/UNESP (Edital PROPe nº 13/2022). Tenho interesse na área de Zoologia dos Invertebrados, com ênfase em biologia e ecologia de helmintos parasitos de crustáceos e peixes; parasitologia marinha e ambiental, ecologia e conservação de manguezais e ambientes costeiros, ecotoxicologia aquática, meta-análises e estatística aplicada à ecologia e parasitologia usando o R.

Dr. Alvaro Luiz Diogo Reigada
SANTA CECÍLIA
Possui graduação em Ciênicias Bioloógicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professor da Universidade Metropolitana de Santos e professor – pesquisador da Universidade Santa Cecilia. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Biologia e Ecologia de Crustacea, atuando principalmente nos seguintes temas: brachyura, são vicente, ubatuba, callinectes e crustacea.

Dr. Harry Boos
Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas (FURB), Mestre (Crustacea) e Doutor em Biologia Animal (Manejo e Conservação) (UFRGS). Foi Analista Ambiental do IBAMA de 2003 até 2007 e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a partir de 2007. Desde 2005 desenvolve suas atividades no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (ICMBio/CEPSUL), sendo coordenador de 2020 até 2023. Ponto focal, a partir de 2011, do processo de avaliação do risco de extinção dos crustáceos no Brasil. Parecerista e homologador do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SISBIO), desde 2007. É curador da Coleção Biológica do ICMBio/CEPSUL. Membro de corpo editorial e revisor de publicações científicas. Sócio desde 1996 da Sociedade Brasileira de Carcinologia (SBC), sendo membro de sua diretoria por 6 anos. Autor de 27 artigos científicos, 4 livros, 10 capítulos, 32 resumos em congressos/seminários, 38 palestras em eventos e dezenas de documentos técnicos. Já foi professor em cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação Lato e Stricto Sensu.

Dra. Luciana Cavalcanti Maia Santos
Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela UNESP, mestre em Ciência Ambiental pela USP e doutora em Ecologia pela USP. Atualmente é professora da UNESP, Campus Litoral Paulista. Atua como pesquisadora científica da FAPESP há mais de 6 anos nas áreas de: ecossistemas costeiros, manguezais, pesca, gerenciamento costeiro, ecologia e pesca de crustáceos decápodes, geoprocessamento, sensoriamento remoto, mapeamento ambiental, ecologia da paisagem, meio ambiente e conservação ambiental. Experiência em docência em nível fundamental, médio e principalmente em ensino superior e em coordenação e desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, orientação de alunos, elaboração de relatórios e artigos científicos. Realização de vários cursos na área de geoprocessamento no Brasil e EUA. Palestrante em congressos nacionais e internacionais, e autora de artigos publicados em revistas científicas. Realização de estágio de doutorado na Vrije Universiteit Brussel (Bruxelas, Bélgica). Inglês fluente.

Dr. Luis Felipe de Almeida Duarte
Possui graduação em Ciências Biológicas com Bacharelado em Biologia Marinha pela Universidade Santa Cecilia (2004). Contextualizou os problemas associados à introdução de espécies exóticas por água de lastro de navios em seu trabalho de conclusão de curso nesta instituição. Em seguida, atuou como Bolsista de Treinamento Técnico Nível III da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em um projeto de pesquisa sobre a biologia e explotação “sustentável” do caranguejo-uçá pela Universidade Estadual Paulista (Campus de São Vicente, SP) (2005). Mestre pelo Instituto de Pesca de São Paulo (Órgão Público Estadual de Pesquisa), onde desenvolveu estudos sobre a biologia e pesca de lagostas do gênero Scyllarides spp (2008). Atuou como biólogo em uma empresa de consultoria ambiental, professor de ciências e biologia da rede pública e privada, além de docente em ensino técnico (2006 a 2008). Atuou como analista pesqueiro do “Programa de Monitoramento Embarcado da Pesca Industrial para a Gestão Pesqueira do Estado de São Paulo (MEPI)”, no Instituto de Pesca de Santos (SP), financiado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (2009 e 2010). Doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela UNESP/RC, com apoio da FAPESP, para o desenvolvimento de sua tese sobre o impacto genotóxico dos metais pesados em populações do caranguejo-uçá em manguezais do Estado de São Paulo. Atualmente, desenvolve seu pós-doutorado na UNIFESP Baixada Santista, realizando análises ecotoxicológicas do efeito de metais sobre o caranguejo-uçá.

Dr. Marcelo Ricardo de Souza
Pesquisador científico do Instituto de Pesca/APTA/SAA/SP. Mestre na área de pesca, bacharel em biologia marinha e graduado em ciências biológicas. Participação em diferentes projetos de pesquisa na área de recursos pesqueiros e engenharia de pesca, com ênfase em recursos pesqueiros marinhos. Atuou na área do terceiro setor como presidente de organização não-governamental. Experiência em análise e coleta de dados pesqueiros, criação e manutenção de banco de dados, editoração científica e administração/criação de projetos. Especialidades na área de dinâmica de populações e avaliação de estoques, estatística pesqueira, conduta responsável na pesca, socioeconomia e ecologia populacional.

Dra. Mônica Lúcia Adam
Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Obteve o título de Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Botucatu), na área de Genética Humana. Concluiu Especialização em Citogenética Humana pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/1986). Sou Professora Adjunta da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão. Atuo nas áreas de genética humana e animal, especialmente com danificação genômica por meio de testes de genotoxicidade na área de saúde humana e meio ambiente.

Dr. Patricio A. Hernáez Bové
Biólogo marinho com interesse em biogeografia, biologia evolutiva e padrões ecológicos em escalas espaciais locais e regionais. Com atividades acadêmicas e de pesquisa desenvolvidas em sistemas oceanográficos de águas temperadas e tropicais, tanto em ambientes de entre-marés como em ambientes de águas rasas e profundas. Experiência em biodiversidade marinha e consequentemente na identificação de diferentes grupos taxonômicos que habitam as diferentes ecoregiões da costa americana. Artigos e capítulos de livros publicados em revistas de arbitragem internacional, assim como apresentador em congressos internacionais da área biológica. Atualmente Professor Visitante no Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e colaborador “ad honorem” no Centro de Estudos Marinhos e Limnológicos da Universidade de Tarapacá (UTA), no Chile.

Dr. Rodrigo Augusto Torres
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Santos (1990), Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995; 2000) com estágio na School of Biological Sciences, University of Nebraska at Licoln, USA. É Professor Adjunto I no Departamento de Zoologia, CCB, Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Genética e Genômica comparada, com ênfase em Biologia Molecular Animal, associadas à questões evolutivas e de conservação de fauna.

Dr. Rogério Caetano da Costa
Graduado em Ciências Biológicas na Universidade Estadual Paulista (IBILCE – UNESP – São José do Rio Preto em 1994), com mestrado (ano 1997) e doutorado (em 2002), junto ao PPG em Ciências Biológicas (Zoologia), do IB / UNESP Campus de Botucatu. De 2009 a 2016 foi Professor Assistente Doutor e a partir de 2017 atua como Professor Associado (Livre Docente), por meio de concurso público no Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências – Unesp, Campus de Bauru. Contratado em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa (RDIDP), responsável pela disciplina “Zoologia dos Invertebrados”. Possui Pós-Doutorado (Jovem Pesquisador – FAPESP), finalizado em maio de 2009. Na Pós-Graduação é docente credenciado para orientação de Mestrado e Doutorado junto ao PPG em Ciências Biológicas (Zoologia), pelo IB – UNESP Campus de Botucatu e no PPG Interunidades em Biociências da UNESP Campi de Assis e Bauru. Atua nas linhas de pesquisa de “Bioecologia de Crustacea Decapoda”, principalmente com os camarões marinhos Dendrobranchiata e Carídeos ao longo do litoral paulista, abordando os seguintes temas: 1) Biodiversidade, 2) Distribuição ecológica, 3) Dinâmica populacional, 4) Reprodução, Pesca e Defeso. Recentemente também estão sendo iniciados estudos sobre o desenvolvimento embrionário em camarões. É sócio da Sociedade Brasileira de Carcinologia (SBC) e da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquabio).
PESQUISADORES EGRESSOS

Dra. Ádria de Carvalho Freitas
Graduada em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Mestre em Ecologia de Ecossistemas Costeiros pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Ambiental da Universidade Federal do Pará (UFPA). Diretora do Departamento de Aquicultura e Chefe da Coordenação de Projetos/Captação de Recursos da Secretaria Municipal de Economia e Pesca de Bragança, Pará. Experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Ecologia de Manguezais, Extensão Rural, Aquicultura, Tecnologia do Pescado e Agroecologia. A partir de 2015 está matriculada junto ao Programa de Pós-graduação em Biodiversidade Aquática (Doutorado), desenvolvendo o projeto intitulado Efeito toxicológico da bioacumulação de metais em populações do caranguejo-uçá (Crustacea, Brachyura), nos manguezais da Amazonia Brasileira.

Dra. Akeme Milena Ferreira Matsunaga
Engenheira de Pesca graduada pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA (2008) e Mestre em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA (2012). Integrou a área técnica da Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Pesca do Ministério da Pesca e Aquicultura – MPA. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Engenharia de Pesca, atuando principalmente nos seguintes temas: fatores ambientais influenciando nos estoques pesqueiros e Captura Por Unidade de Esforço – CPUE. Atualmente, é discente de Doutorado do curso de Pós-Graduação em Biodiversidade Aquática na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, e desenvolve o projeto intitulado Monitoramento da densidade e estrutura populacional do caranguejo-uçá, Ucides cordatus (Linnaeus, 1763) (Brachyura: Ucididae), como indicador de mudanças climáticas”, vinculado ao Processo Processo FAPESP/FGB nº 2014/50438-5.

Dra. Caroline Araújo de Souza
Doutora e mestra em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), atualmente se encontra lotada no Campus Belém do Instituto Federal do Pará (IFPA), lecionando para o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e cursos técnicos integrados. Desde agosto de 2023, assumiu a Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Pró-reitora de Pesquisa do IFPA (PROPPG/IFPA), sendo também, Pró-reitora substituta. Ademais, tem participado de diversas comissões na instituição, como a CEUA – Comissão de Ética de Uso Animal, como membro de Comitês Científicos, colegiados e NDEs, assim como trabalhado em grupos de produção de resoluções, instruções normativas e editais. Cientificamente tem se dedicado aos temas ligados à Conservação, Zoologia e Estudos Socioambientais. Tem experiência com organismos aquáticos, com estudos citogenéticos e moleculares em diferentes espécies de peixes; além de testes para validação de biomarcadores para uso em protocolos de monitoramento ambiental.

Dra. Fernanda Vargas Barbi de Souza
Bióloga. Mestre em Biodiversidade de Ambientes Costeiros e Doutoranda pelo programa de Pós-Graduação (PPGBAC) da UNESP (IB/CLP). Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Santa Cecília. Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas – Ênfase em Ciências Ambientais, pelo Centro Universitário São Camilo. Foi bolsista CNPq pelo Instituto Biológico (IB) de São Paulo, onde realizou sua Iniciação Científica. Atua nas áreas de Carcinologia, Zoologia, Etnobiologia, Ecologia de manguezais, Gestão Ambiental, Perícia Ambiental, Educação Ambiental e Docência.

Dr. Mauro Marcio Tavares da Silva
Possui Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura Plena – pela Universidade Federal do Pará (1994). Especialização em Ed. Ambiental e Manejo de Recursos Naturais – NAEA-UFPA (2002). Mestrado em Ciência Animal – UFPA (2008). Doutorado em Ciência Animal – UFPA (2014). Coordena a equipe local da UnB/CDT-Belém, no projeto Manejo de Fauna nos Aeroportos Brasileiros. Tem experiência em Educação no Ensino Superior e Médio e na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Amazônia, Manejo de Recursos Naturais, Ecologia Aquática, Caranguejo-uçá, Manguezais e Educação. Atualmente professor na Universidade da Amazônia – UNAMA.

Dr. Nicholas Kriegler
Formado em Biologia Marinha (2014) e mestre em Biodiversidade de Ambientes Costeiros (2019) pela UNESP/IB-CLP. Durante a graduação foi bolsista do projeto de extensão “Educação Ambiental sobre Manguezais” (2011-2013), e desenvolveu iniciação científica com estudos sobre genotoxicidade de caranguejos de manguezal. No mestrado desenvolveu a pesquisa com ênfase em ecologia e distribuição de crustáceos, principalmente chama-marés (Subfamília Gelasiminae).Doutorando no PPG em Ecologia, Evolução e Biodiversidade na UNESP/IB-RC, desenvolvendo pesquisa sobre densidade e distribuição de Johngarthia lagostoma na Ilha da Trindade (BR), além de investigar sobre seus hábitos alimentares.

Dra. Priscila Ortega
Licenciada (2009) e graduada em Ciências Biológicas na Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo, em 2010), com mestrado (ano 2012) e doutorado (em 2016), em Fisiologia junto ao Instituto de Biociências – IB / USP – São Paulo. Possui pós- doutorado em ecotoxicologia (FAPESP – 2021). Em 2011 realizou um estágio, supervisionado pelo Professor Doutor Gregory Ahearn, na University of North of Florida, Estados Unidos. De 2016 a 2017 foi Professora Visitante na Universidad Nacional de Ingeniería (UNI, Perú), lecionando o curso de Bioindicadores Marinhos. No mesmo período, foi Professora Contratada na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), responsável pelas disciplinas de Fisiologia Vegetal, Morfologia Vegetal, Ensino de Ciências e Gestão Ambiental. De 2018 a 2019 fez um pós-doutorado em ecotoxicologia no Institute of Marine and Environmental Technology, Maryland, Estados Unidos. Atuou nas seguintes linhas de pesquisa: separação e viabilidade celular, transporte de metais em células de invertebrados marinhos, ecotoxicologia, exposição de animais a contaminantes. Atualmente, é professora na rede básica de ensino, atuando principalmente no desenvolvimento de projetos de iniciação científica.

Dr. Wagner Ferreira Vilano
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Geografia Física da Universidade de São Paulo (USP). Experiência na área de Biogeografia e Paleogeografia em costões rochosos com ênfase em Paleoníveis marinhos. A partir de 2017, matriculado junto ao Programa de Pós-graduação em Biodiversidade de Ambientes Costeiros (Doutorado), desenvolvendo o projeto intitulado Ecologia e Dinâmica Populacional de Epialtus bituberculatus H. Milne Edwards, 1834 (Brachyura: Majoidea: Epialtidae), em Associação ao Sargaço no Litoral Norte do Estado de São Paulo.













