No
Laboratório de Biologia da Conservação de Crustáceos e Ambientes Costeiros (LBC - CRUSTA) são desenvolvidas pesquisas científicas por membros associados ao Grupo de Pesquisas em Biologia de Crustáceos (CRUSTA), em especial pelo Prof. Dr. Marcelo Antonio Amaro Pinheiro e seus orientados. Tais pesquisas têm versado diretamente sobre aspectos relacionados à biologia, ecologia e conservação de crustáceos nativos (em especial sobre caranguejos e siris) ou mesmo do ambiente ocupado por estes animais e seu estado de conservação. Assim, alguns ambientes costeiros e suas espécies de crustáceos têm sido estudados pelo grupo, tendo como foco principal os manguezais.
O sucesso das linhas de pesquisa do Grupo de Biologia de crustáceos se dá pela quantidade de equipamentos instalados conseguidos através de financiamentos obtidos pelo Prof. Dr. Marcelo Antonio Amaro Pinheiro (Projeto Arenaeus - Proc. # 1995/09495-2), Projeto Uçá (Fase I - Proc. # 1998/06055-0; Fase II - Proc. # 2002/05614-2; e Fase III - Proc. # 2009/14725-1, esta última em desenvolvimento).
Dentre os equipamentos disponíveis para uso nas linhas de pesquisa destacam-se: computadores, notebooks, scanner de mesa, máquina fotográfica digital profisisonal, filmadora profissional, impressoras, GPS, pHmetro de água/solo, termômetros digitais, termohigrômetro, estufas de ventilação, mufla, agitador de peneiras para granulometria, congeladores e um sistema de análise de imagens AxioVision® v. 4.8 – Zeiss®, composto de um microscópio AXIOLAB/ZEISS®, esteromicroscópio STEMI-SV6/ZEISS®, munido de equipamento fotográfico e de vídeo digital, para a medição precisa e registro fotográfico e em vídeo dos exemplares em estudo. Além disso, o laboratório conta com todo o instrumental de coleta, vidrarias e produtos químicos para fixação/conservação dos animais coletados e um container onde está alojada a Coleção Científica de Artrópodes. Para as coletas em campo o grupo conta com o barco de alumínio “Uçá” (6m), munido de popa 30HP e uma camionete Toyota Hilux Diesel, Cabine Dupla, 4x4, ambos adquiridos com recursos do Projeto Uçá II (FAPESP – Proc. # 2002/05614-2).