|
Fernanda Vargas Barbi de Souza
Doutorado
Bióloga. Mestre em Biodiversidade de Ambientes Costeiros e Doutoranda pelo programa de Pós-Graduação (PPGBAC) da UNESP (IB/CLP). Especialização em Educação Ambiental pela Universidade Santa Cecília. Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas - Ênfase em Ciências Ambientais, pelo Centro Universitário São Camilo. Foi bolsista CNPq pelo Instituto Biológico (IB) de São Paulo, onde realizou sua Iniciação Científica. Atua nas áreas de Carcinologia, Zoologia, Etnobiologia, Ecologia de manguezais, Gestão Ambiental, Perícia Ambiental, Educação Ambiental e Docência.
|
|
Márcio Camargo Araújo João
Doutorado
Biólogo formado pela UNESP IB/CLP, mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia, Evolução e Biodiversidade pela UNESP de Rio Claro e, atualmente, cursando doutorado no mesmo programa. Tem predileção por Zoologia dos Invertebrados, realizando pesquisas sobre biologia, ecologia, evolução e reprodução de crustáceos decápodos marinhos, sobretudo caranguejos terrestres e semi-terrestres. Atualmente, desenvolvo pesquisas com o caranguejo ameaçado Johngarthia lagostoma, investigando aspectos evolutivos e ecológicos nas ilhas oceânicas brasileiras.
|
|
Nicholas Kriegler
Doutorado
Formado em Biologia Marinha (2014) e mestre em Biodiversidade de Ambientes Costeiros (2019) pela UNESP/IB-CLP. Durante a graduação foi bolsista do projeto de extensão "Educação Ambiental sobre Manguezais" (2011-2013), e desenvolveu iniciação científica com estudos sobre genotoxicidade de caranguejos de manguezal. No mestrado desenvolveu a pesquisa com ênfase em ecologia e distribuição de crustáceos, principalmente chama-marés (Subfamília Gelasiminae).Doutorando no PPG em Ecologia, Evolução e Biodiversidade na UNESP/IB-RC, desenvolvendo pesquisa sobre densidade e distribuição de Johngarthia lagostoma na Ilha da Trindade (BR), além de investigar sobre seus hábitos alimentares.
|
|
Esli Emanoel Domingues Mosna
Mestrado
Formado em Bacharelado em Ciências Biológicas, com habitação em Biologia Marinha pela UNESP IB/CLP, atualmente cursando mestrado no Programa de Pós-graduação em Ecologia, Evolução e Biodiversidade, pela UNESP IB/RC. Realizou durante sua graduação estudos abordando a biologia populacional do caranguejo porcelanídeo Pachycheles laevidactylus, e atualmente coorienta estudos com o mesmo caranguejo, com enfoque em sua fecundidade. Em seu mestrado, procura descrever o sistema reprodutor de machos e fêmeas do caranguejo insular Johngarthia lagostoma, analisando sua anatomia interna, histologia/ histoquímica e a morfologia dos gonopódios. Também desenvolve em paralelo, estudos com o caranguejo uçá (Ucides cordatus), analisando os eventos de andada anormais desta espécie no litoral centro do estado de São Paulo, Brasil.
|
|
Juliano José da Silva
Mestrado
Formado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Realizou estágio na Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro (angá), onde participou do projeto "Diagnóstico Socioambiental da Bacia Hidrográfica do rio Uberabinha", auxiliando na coleta, triagem e identificação de macroinvertebrados bentônicos. Atualmente realiza o mestrado no programa de Pós-graduação em Biodiversidade de Ambientes Costeiros na Unesp (IB/CLP), com a pesquisa intitulada "Citogenotoxicidade do Camarão-Fantasma, Callichirus corruptus Hernáez, Miranda, Rio & Pinheiro, 2022 e sua relação com a Contaminação por Metais em Praias com Diferente Status de Conservação no Estado de São Paulo".
|
|
Elizabete Nascimento dos Santos
Iniciação Científica
Graduação em andamento no curso de ciências biológicas (licenciatura), na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) Campus Litoral Paulista (IB/CLP), em São Vicente, São Paulo. No presente momento, realizando Iniciação Científica no Grupo de Pesquisa em Biologia de Crustáceos (CRUSTA) com o projeto "Geno-e citotoxicidade do caranguejo chama-marés, Leptuca thayeri (Rathbun, 1900) (Ocypodidae: Gelasiminae), em manguezais com diferente estado de conservação".
|
|
Ligia Modenesi Moraes
Iniciação Científica
Graduanda do curso de Ciências Biológicas (bacharelado) com habilitação em Biologia Marinha e/ou Gerenciamento Costeiro, na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) Campus Litoral Paulista (IB/CLP), em São Vicente, São Paulo. Atualmente realizando Iniciação Científica no Grupo de Pesquisa em Biologia de Crustáceos (CRUSTA), com o projeto "Diversidade dos caranguejos chama-marés (Brachyura: Ocypodidae: Gelasiminae), no manguezal de Itanhaém (SP)"
|